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CA SUSTENTÁVEL
REVISTA CRÉDITO AGRÍCOLA
fundamental para o seu bem-estar”, refere Licínio Pina. “Estando
a génese do Grupo no sector agrícola, próximo da natureza, reco-nhecemos
a importância dos ecossistemas, do uso eficiente dos
recursos, a urgência no combate às alterações climáticas e à desi-gualdade,
como temas prioritários. Acreditamos que só respeitando
os limites do planeta, conseguiremos atingir uma prosperidade que
garanta o bem-estar da sociedade”, conclui o presidente do Grupo
Crédito Agrícola.
INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE NO SECTOR
BANCÁRIO EM PORTUGAL: OS COMPROMISSOS
DO GRUPO CRÉDITO AGRÍCOLA
> Integrar o tema da Sustentabilidade como parte dos deveres fi-duciários
do Grupo;
> Evitar contribuir para ou causar impactos sociais e ambientais
adversos;
> Integrar critérios materiais de sustentabilidade em todas as
áreas de actividade e de forma transversal no Grupo;
> Integrar critérios ambientais, sociais e de governação nas análi-ses
de financiamento e investimento;
> Criar produtos e serviços financeiros que contribuam:
Para a prosperidade económica, para que as componentes
ambientais e sociais sejam efectivamente incorporadas na aná-lise
da viabilidade dos projectos;
Para a redução dos impactos negativos decorrentes de práti-cas
existentes;
Para a economia verde e economia circular.
> Criar ou usar metodologias que permitam medir o impacto am-biental
e social dos empréstimos e investimentos realizados pelo
Grupo;
> Informar, de forma simples, clara e inclusiva, sobre como os
temas ambientais, sociais e de governação são incorporados nos
produtos e serviços financeiros disponibilizados;
> Formar e capacitar os Colaboradores sobre a importância dos
produtos financeiros que contribuam para a sustentabilidade;
> Fortalecer a liderança do Grupo com formação adequada sobre
sustentabilidade aos membros do Conselho de Administração e
equipas de gestão de topo das entidades que compõem o Grupo;
> Incluir nos indicadores de desempenho individuais e dos depar-tamentos,
metas associadas à Política de Sustentabilidade;
> Apoiar com informação e conhecimento os Clientes para que
estes possam ter práticas de consumo com menores impactos
ambientais;
> Induzir, apoiar e capacitar o sector empresarial a implementar
práticas de gestão sustentáveis e introduzir os desafios dos ODS
nos seus processos de inovação e desenvolvimento de novos pro-dutos
e serviços;
> Canalizar a actividade de capital de risco para produtos e servi-ços
que constituam soluções que promovam os ODS;
> Continuar a apoiar o sector primário, fundamental para a pro-moção
do desenvolvimento regional e para o combate à deser-tificação
das localidades, tornando o CA o principal parceiro do
sector na transição para práticas mais sustentáveis;
> Apoiar as comunidades mais desfavorecidas;
> Ser uma voz activa na promoção de práticas de sustentabilidade
em conjunto com a sociedade civil, sector empresarial, Estado e
organizações supranacionais;
> Promover o conhecimento dos temas da sustentabilidade junto
dos Colaboradores, Clientes e sociedade civil;
> Definir uma lista de sectores e actividades para os quais o Grupo
não irá fornecer serviços financeiros.
UMA FORTE LIGAÇÃO
O CA investiu, em 2019, 3,6 milhões de euros nas comunida-des
locais, ligação essencial na Cultura do Grupo financeiro.
Os apoios realizados, essencialmente pelas Caixas Associadas
e pelas quatro Fundações, privilegiaram as áreas da educação,
desporto, cultura, solidariedade social e seniores. Beneficiaram
desta cooperação 3.155 organizações. Dos referidos 3,6 milhões
de euros, 64% foi partilhado através de donativos e 36% em pa-trocínios.
Sublinha-se que 32% deste apoio foi destinado a Ins-tituições
de Solidariedade Social, seguindo-se as organizações
culturais e de desporto.
PRIORIDADE À ACESSIBILIDADE
A acessibilidade das Agências CA e respectiva rede ATM, por par-te
de todos os cidadãos, é fundamental para garantir o acesso de-mocrático
(justo, igual, inclusivo) aos serviços do Grupo CA, numa
dinâmica de investimento imparável. Em 2019, 73% do total das
Agências estavam adaptadas a mobilidade reduzida (mais 25,3%
face a 2016); 62,9% das ATM adaptadas a Clientes com cadeiras
de rodas; 46,9% das ATM encontram-se em localidades onde não
existe mais nenhum ATM; ainda em 2019, registou-se um aumen-to
de 4,5% de pontos de contacto exclusivos (Agências e ATM
isolados).
INVESTIMENTO LOCAL
O Grupo CA, no contexto do apoio ao desenvolvimento das comu-nidades
locais, assegura que uma grande parte das suas compras
são realizadas a fornecedores locais. Em 2019, assim aconteceu
com 55% de todas as compras do Crédito Agrícola, em benefício
de 2.629 fornecedores locais e representando cerca de 97 milhões
de euros.